25/03/2024

Fire, não! Lava Lamp Wall!

A maioria das pessoas sabe que se utiliza "Fire Wall" para aumentar a segurança de uma infraestrutura de rede.

Mas, será que uma "Lava Lamp Wall" também pode nos ajudar nisso?

A curiosa resposta é: Sim! 

Não domino os detalhes técnicos, mas vou resumir o que entendi ao ler sobre isso há alguns anos.

A Cloudflare, uma empresa que oferece uma variedade de serviços de segurança e desempenho para websites e aplicativos, precisa um gerador randômico (aleatório), totalmente imprevisível, para gerar suas chaves de segurança, utilizadas por muitos serviços importantes utilizados ao redor do mundo.

--

Utilizar simplesmente algorítimos padrão, para gerar suas as chaves, abriria uma pequena brecha de segurança. Apesar de muito difícil, seria possível descobrir a "próxima chave" a ser gerada, e utilizar isso em um ataque.

Quanto à ideia de desenvolver um novo algorítimo internamente, este poderia vazar e acabariam caindo no mesmo problema de segurança dos algorítimos padrão.

Uma solução, comum para aumentar a segurança nesses casos, é trocar a semente do cálculo randômico frequentemente. Porém, essa semente também não poderia ser previsível. E a busca por um gerador de sementes seguro cairia no mesmo problema do próprio gerador das chaves.

Solucionaram esse problema com essa linda parede de "Lava Lamps", da imagem acima.

A ideia é a seguinte: Montaram essa parede e colocaram câmeras filmando-as. As imagens geradas por essas câmeras são utilizadas para gerar as sementes, naturalmente randômicas, que alimentam os algorítimos que geram as chaves de segurança.

Assim, uma parte considerável do tráfego seguro mundial depende do movimento naturalmente aleatório dessas bolinhas das "Lava Lamps".

Não é muito maneiro isso?

Pelo menos eu acho! 🤩

--

Links

  • Para se aprofundar no assunto, leia o artigo criado pela própria Cloudflare sobre isso.
  • A imagem foi copiada do cabeçalho de um artigo do Medium.
  • Se alguém não sabe o que é uma "Lava Lamp", veja:

Nenhum comentário:

Postar um comentário